Olá galera boa, eis aqui o servo Danilo Cardoso para tentar vencer um grande desafio, escrever um estudo sobre namoro cristão pautado na bíblia. Nunca escrevi nada sobre o assunto, tenho apenas algumas experiências e muito do que Deus quiser falar ao meu coração, espero que essas palavras façam alguma diferença nos seus relacionamentos.

Todo o texto está baseado em Gênesis 24:1-67.

Aah… Os Amores da Juventude…

Sinceramente eu não me lembro do meu suposto primeiro amor, ou melhor, primeira paixonite aguda, mas me lembro bem da sensação. O coração batia muito forte quando a via, era algo avassalador, gaguejava, ficava nervoso, sentia que tinha encontrado “a garota”, a pessoa que nunca imaginei, mas que sempre sonhei. Quem nunca sentiu isso? Quem nunca passou por isso?

Por mais que alguns tentem dizer o contrário ou tentem esconder isso, é totalmente natural a qualquer ser humano sentir um interesse instintivo pelo sexo oposto, e destaco, OPOSTO. É uma atitude muito normal e muito antiga, vem desde o Éden (Gn. 2:20). Mas voltando às nossas paixonites agudas, muitas vezes curtimos uma viagem enganosa que erroneamente chamamos “amor”, embarcamos nessa e costumamos ficar cegos, teimosos e surdos, como consequência, nos distanciamos da vontade de Deus, e o resultado de um namoro errado normalmente é um casamento frustrado. Então vejamos algumas regrinhas básicas que o texto de Gênesis 24 nos ensina.

01 // Não Namore Cananitas

(Gn 24:2-24)

O texto conta a história de Abraão, um servo, Isaque e uma escolha acertada. Abraão habitava na terra dos Cananeus, longe de sua origem e de seus parentes. Em determinado momento, Abraão chama seu servo de maior confiança e dá a ele a importante missão de ir até sua terra natal para selecionar, digamos assim, uma esposa para seu filho Isaque. Isso ocorre porque não era da vontade nem de Abraão, nem de Deus, que Isaque se casasse com uma cananita, pois aquele povo não conhecia a Deus, não pertencia ao seu rebanho.

Trazendo para os nossos dias, não tenho dúvidas que um relacionamento entre pessoas que não confessam o mesmo Deus, tem grandes possibilidade de dar errado. Talvez você esteja pensando: “La vem esse história que crente só pode namorar crente” – É mais ou menos isso que eu quero dizer mesmo, porém não é uma imposição, creio que ninguém vai para o inferno por namorar ou até casar com alguém que ainda não confessou Jesus salvador e senhor, conheço casais assim, mas… esteja ciente que as consequências serão para você e toda sua família.

Imagine você agora no seu namoro todo(a) feliz, não quero desencorajá-lo, mas casamento não são olhos brilhando e sorriso sempre estampado, se você é crente e namora um(a) descrente e pensa em casamento, esteja certo que a tendência é cada um seguir seu caminho e conceito de vida, e isso na minha opinião não é ser um, desculpa. Não é nenhum tipo de maldição, mas sinceramente, só vejo uma possibilidade desse casal ser plenamente feliz, se a parte descrente se converter a Cristo. Até lá… ore e lute.

Não foi a toa que Abraão mandou seu servo até sua terra natal para buscar uma esposa para seu filho Isaque, mas não qualquer uma, tinha que ser uma serva de Deus e ponto final. Não existe comunhão entre luz e trevas:

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Co 6:14)

Alguma dúvida? Por essa razão eu não aconselho você namorar descrentes, se eu posso ser planamente feliz ao lado de alguém que serve (com prazer) o mesmo Deus, porque eu escolheria ser infeliz ou no máximo “meio feliz”? Não me parece ser uma escolha muito inteligente.

02 // NAMORE A PESSOA QUE DEUS QUER

(Gn 24:7)

O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; Ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.

Abraão realmente cria que o próprio Deus indicaria ao seu servo a mulher certa para ser esposa de seu filho Isaque, mulher segundo a vontade de Deus. O papel de Isaque era apenas confiar, sem ansiedade, sem essa neura de achar que está ficando para trás ou coisa parecida. O que vemos hoje em termos de namoro, até mesmo dentro da igreja, é literalmente uma dança das cadeiras, parece que o namoro virou uma brincadeira, um passatempo.

Quantas vezes eu já ouvi: “Cara, ela ta te dando moral, aproveita, cai dentro, você não precisa namorar sério, é só para dar uns pegas, ninguém nem vai saber” – Cara, são vidas em jogo, não é um brinquedo que você usa e joga fora, isso é errado. Eu aprendi que o namoro é uma primeira experiência para o casamento, é uma fase para conhecimento mútuo (mas nada de conhecimento anatômico ainda heim… deixa esse presente para o casamento, você não vai se arrepender), não significa também eu preciso casar por obrigação com a primeira pessoa que eu namorar, mas se for para namorar, que seja para avaliar se aquela pessoa é uma escolha certa para o casamento.

Isso nos leva a outra situação, se sou um adolescente de 14 anos, e se namoro é teste para um futuro casamento, não estaria eu pulando uma boa fase da minha vida? Apenas reflita… Se quer a minha opinião, eu desmotivo totalmente o namoro na adolescência, acho que nessa fase, nós temos coisa mais importantes para buscar, como por exemplo a formação do nosso caráter em Deus, estudos, etc.

O fato é que ninguém precisa ficar desesperado para namorar, dê tempo ao tempo, talvez Deus tenha uma pessoa maravilhosa para você, mas aí você fica fazendo teste drive por aí a troto e a direito, quando essa pessoa chegar, talvez ela não tenha tanto interesse em alguém, digamos… tão usado (no bom sentido, se é que tem um…). A santidade é um dos melhores afrodisíacos que conheço.

Ore, busque a vontade de Deus para esta área específica da sua vida, pois Ele é sábio, a Sua vontade é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2). Ele vai lhe dar o melhor, mesmo que esse melhor seja ficar sozinho(a), pois é… pode acontecer também viu, fique sempre atendo a vontade de Deus.

________________________________________________________________
Danilo Cardoso