sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Jovem e o Namoro

Não dá para deixar lado algumas verdades...

Galera aqui não tem legalismo, nem intolerância, e nem falta de compreensão não estamos sequer fazendo alguma acusação. Mas é que algumas verdades precisam ser afirmadas e reafirmadas para que estejam claras na nossa mente.

O namoro é benção de Deus, é um tempo separado para conhecermos alguém especial e descobrirmos se esta pessoa é a que Deus separou para nós e prosseguirmos com novos passos para o noivado e casamento. Não somos contra o namoro, pelo contrário somos a favor e acreditamos que o jovem deva namorar alguém com quem tenha afinidade pessoal e espiritual.

Penso que enquanto você está na espera duas atitudes devem ser evitadas:

1º - Franco-Atirador que sai abordando e atacando por assim dizer qualquer um (é uma atitude afobada que pode atrapalhar tudo ao invés de ajudar).
2º - Extremamente passivo esperar... esperar... e nunca agir... (isto também dificulta as coisas). Creio que atitude correta seja uma espera atenta esperando do Senhor discernimento.

Muitos jovens não conseguem fazer esta espera e se precipitam em situações ruins que além de serem pecado, leva a muitos problemas.

Uma delas é sexo no namoro, jovens às vezes escolhem mal os parceiros, ou então não cuidam da postura do namoro e a situação é acabarem caindo na tentação do sexo. A maioria dos problemas nesta área seriam resolvidos, com uma postura de namoro melhor.


Uma boa dica é evitar namorar em locais onde não há circulação de pessoas, isolados, isto tende a ser mortal para muitos. Se o seu namorado(a) estiver sozinha em casa por nada neste mundo invente de estar ali sozinho com ele(a).

Outro problema é o namoro com não crentes também chamado “Namoro Missionário” quem embarca neste tipo de relacionamento opta por uma espécie de “roleta russa espiritual” a pessoa sabe que é errado conhece os princípios bíblicos que advertem contra, mas insiste por puro amor ao risco e ao perigo ir em frente.


Tende a se apegar aos casos do passado em que pessoas erraram nesta área, mas aí Deus concertou tudo pois a pessoa se converteu. Preferem, no entanto não se lembrar do maior número de casos em que a situação não foi bem assim. E tem mais se é difícil manter a santidade no namoro com um crente o que não dirá com um não crente? E depois, há maneiras muito melhores de se fazer missões não é mesmo?

E pra encerrar temos o caso de jovens cristãos que já são ex-casados por razões diversas, certamente os mesmos deverão buscar o namoro e um novo casamento.

Uma palavra final: Jovem busque o Senhor e seja fiel e saiba que ele vai recompensar a sua fidelidade. E Deus recompensa aquele que espera nEle.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário